top of page

NOSSA HISTÓRIA

André Luiz Sardinha Braga
 

Sócio-Proprietários da Associação Cultural Lu e André Sardinha – Dança de salão com especialidade em tango. Iniciou suas atividades como professor de dança de salão em 1991. Seus principais formadores no Brasil foram Jomar Mesquita professor e Coreógrafo do corpo de dança da CIA Mimulus, Jayme Arôxa, Adílio Porto, Jimmy de Oliveira e Carlos Bolacha.

Participou como professor do Primeiro Congresso Internacional de Danças Brasileiras no Rio de Janeiro, do London Dance Congress em Londres - Inglaterra, do Minas Zouk - BH Zouk. Ministrou cursos em várias cidades da Europa como Genebra, Amsterdã, dentre outras.

 

No fim da década de 90, conheceu o Prof. Fabian Salas que passou um período de quase um ano em Belo Horizonte sendo o seu principal formador, professor e influenciador - iniciando sua especialização em Tango. Após isso, decidiu aprofundar e focar seu conhecimento no Tango estudando várias vertentes tendo como principais influências os professores Gustavo Naveira, Sebastian Arce, Roberto Herrera, Francisco Forquera, Jorge Firpo, Christian Marques, Mario Morales, entre outros.

Atualmente desenvolve um estilo próprio trabalhando movimentos de tango novo no abraço cerrado. Realizador pelo sexto ano consecutivo do congresso de tango - BH Tango, que fez parte do Congresso chamado BH Zouk, em parceria com Rodrigo Delano que já realiza o evento a mais de 10 anos. O BH TANGO foi desmembrado em 2015 para ser realizado de modo exclusivo, sendo o primeiro Congresso Internacional de Tango Argentino em Belo Horizonte, se transformando no ano de 2020 no Festival BH TANGO. 

 

Realiza mensalmente Milongas com a participação de profissionais Argentinos, dançarinos e músicos. É pioneiro em eventos com música ao vivo em BH.

Luciana Sardinha Campos Bernardes
 

É a atual administradora e proprietária da Associação Cultural Lu e André Sardinha Escola de Dança de salão especializada em Tango, juntamente com seu marido, André Sardinha. É também a Diretora e administradora geral do Congresso BH TANGO.  Iniciou suas atividades de dança em 2014 em Belo Horizonte e participou como aluna de diversos Congressos renomados em Buenos Aires como o CITA, Tango Secrets, Tango Salón, entre outros. Estudou em Belo Horizonte com o Professor Especialista em tango e tango novo Lucas Bittencourt, professor Alam Blascovich do RJ, professor Ricardo Espeschit da dança dos famosos e o profissional Argentino radicado no Brasil Navir Salas - que tem como principal formador seu marido, parceiro e sócio André Sardinha. Em Buenos Aires seus principais mestres são Fabian Salas, Francisco Forquera, Fernando Gracia, Julio Altez, Jorge Firpo, Joe Corbata e Lucila Cionci Sebastian Achaval, Paulo Bidart, Christian Marques, Ivana Fleitas e MaurícioCórdoba, Aurora Lubiz, Facundo Piñero e o grande bailarino e dançarino Pablo Verón.

Iniciou sua carreira de dança como membro do Grupo de Dança Mistura Latina em 2014 com vários ritmos em 2014. Criou o projeto BH Tango que logo no ano seguinte se consolidou em um dos maiores e principais congressos de Tango do Brasil, já na sua VI edição. Atualmente considerado Festival de tango.

Com a pandemia do COVID-19 criou o BH Tango Altruísta, congresso online de tango do Brasil, com início em junho de 2020 com mais de 60 aulas online de professores renomados, com objetivo de ter como sequência o Festival presencial BH TANGO, com diversos profissionais do Brasil e da Argentina.

Fez solos com Bruno Braga, Ricardo Espeschit e atualmente faz solos com seu atual parceiro, marido e sócio André Sardinha, além de realizar apresentações seguidas por workshops em várias partes do Brasil, além de laboratórios de tango, viagens nacionais e internacionais. No Brasil foi professora em 5 Edições do Congresso Brasileiro de Tango o CBT, realizado no Rio de Janeiro.

Em 2018, André e Luciana Sardinha também participaram da bancada de profissionais do São Paulo Tango Festival. Neste mesmo ano, Luciana foi considerada e aclamada pela câmara de vereadores do município de Belo Horizonte por ser a mulher revelação em comemoração ao dia da mulher como dançarina, e empreendedora do ramo das Escolas de Dança de Salão de BH.

Em 2019 foi convidada pelo Deputado e Vice Presidente da Cultura de MG como membro da bancada de discussões na área da Cultural especificamente no ramo de eventos da Dança de Salão para o estado.

Em 2015 criou e idealizou com Lola Diaz e Fabian Salas a ideia de uma premiação, ao estilo Oscar, nos dias que antecedem o Festival CITA, premiando personalidades do tango de todo o mundo. Em 2020, Luciana remodelou o projeto, nomeando-o Oscar Brasil Tango,  condecorando os profissionais Brasileiros no dia que antecede o Festival BH Tango, com cerimônia em um salão de festas seguido de um maravilhoso coquetel com a presença do DJ Mario Mendes (SP), produzido e organizado por Luciana Sardinha (BH), Daniel Aguillar e Mário Mendes (SP).

bottom of page